quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sonhos!

Olás!

Hoje quero compartilhar um lindo poema da Clarice Lispector...
Estava relendo o convite de formatura de um querido amigo (que se formou em psicologia também), e, como mensagem final do convite, me deparei com esse poema!

Sonhos me tocam muito... Sou uma pessoa que sonha, e que acredita nos sonhos das pessoas! A vida não teria graça se não sonhássemos, e eles nos fazem caminhar pela vida. A questão é que algumas vezes ficamos só no Sonho e não nos movimentamos, aí é que mora, muitas vezes, os nossos problemas. Já dizia aquele ditado, sonhar não custa nada... Mas, batalhar pelos nossos sonhos custa um pouco sim, mas podem ter certeza que vale a pena, viu? Ô se vale!

Ao reler esse poema, me vi instigada, ainda mais, a lutar pelos meus sonhos, a me entregar, a arriscar, a me machucar (se for preciso), pois a beleza da vida está no sonhar e também em não desistir deles, tentar sempre, mesmo que demore um tempo para que vejamos nossos sonhos realizados.

Saboreiem essa obra de arte da Clarice Lispector, e que vocês sejam tocados como eu fui!

"Sonhe com aquilo que você quer ser, 
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance 
de fazer aquilo que se quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristezas para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas felizes não tem as melhores coisas.
Elas saben fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparecem para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas".

Clarice Lispector
Muitos sonhos e muita vida para todos nós!
Grande abraço!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Recomeçar...


Olás!!!

Hoje estava me lembrando daquela música do Lulu Santos...

"Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará... A vida vem em ondas, como o mar... no indo e vindo infinito..."

Ao me lembrar dessa música, constatei, mais uma vez, que a vida é fluxo, é movimento... Ela está sempre indo e vindo! Acho que é por isso que o mar nos encanta tanto... Ele nos lembra o movimento natural da vida, ora com ondas bravas, ora numa calmaria, vai e vem... sempre em movimento! A nossa busca durante toda a vida é pela estabilidade, por um ponto firme, mas o que a gente menos encontra é isso durante a vida. A busca é genuína e conseguimos encontrar algumas vezes, mas a abertura para as mudanças nunca pode deixar de existir! A fixidez é antinatural, nos adoece... Mas, volta e meia, estamos lutando avidamente por ela!

Se nos deixarmos levar pelo fluxo da vida, encontraremos toda a graça que ela tem. Quem disse que temos que controlar tudo? Será que temos todo esse poder? E, seguindo esse fluxo teremos muitos fins, separações e despedidas, o que nos angustia, né? Mas, teremos também recomeços, encontros e reencontros...

Recomeçar nem sempre é fácil ou confortável, mas faz parte da vida! E até seria sem graça se não pudéssemos fazê-lo. Recomeçar exige esforço, coragem e muita força, porém vale muito a pena! E quando a gente está inteiro, ciente desse movimento conseguimos ter mais propiedade da nossa vida e podemos cuidar mais do que nos acontece e, assim, o recomeçar fica mais proveitoso!

Desejo um recomeçar sempre para vocês... e que ele seja cheio de vida!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Paciência



Olás!!!

Depois de um bom tempo sem postar... resolvi retornar com uma música que me faz refletir muito...
Paciência... palavrinha difícil de se colocar em prática, né?
O mundo gira, como diz Lenine, a vida não pára, mas ao mesmo tempo ela é tão rara!
Quando ouço essa música me alerto pro cuidado que temos que ter com a nossa vida...

Sempre estamos correndo, querendo tudo pra ontem, resultado rápido, internet cada vez mais rápida, e o tempo cada vez mais curto e tudo vai girando, a vida passando e o que fica dela?

Quando algo nos faz parar e esperar, seja um desemprego, uma doença, ou até mesmo o trânsito... Como é difícil, né? Ter paciência... cuidar e olhar pra vida como ela deve ser olhada... e, muitas vezes, vê-la numa configuração que não gostaríamos de vê-la.

Talvez isso seja o mais díficil, olhar pra vida que está acontecendo de uma forma diferente da que gostaríamos... Mas, também, se não paramos pra olhar, se não tivermos paciência conosco mesmos, não conseguimos mudá-la!

Uma vez ouvi uma ex-paciente de hospital psiquiátrico se apresetando a um grupo (que em sua maioria, eram psicólogos), ele se apresentou como paciente, apesar de ser ex-paciente hospitalar, ela aprendeu a ser uma eterna paciente consigo mesma, se respeitando, respeitando a vida! Essa fala  me tocou tanto! Aprendi com ela a me cobrar menos... Na verdade, essa é uma busca constante comigo e na minha relação com os outros.

É preciso um pouco mais calma, um pouco mais de alma...

Meu desejo para quem ler essas breves linhas é Paciência!
Abraço!