"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem"
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem"
Guimarães Rosa
Inspirada por esse texto, constato que a vida é exatamente como o poeta retratou nesses versos, ela é sempre mutante, sempre fluida... Quando achamos que tudo que poderia acontecer conosco já aconteceu, quando achamos que já conquistamos aquilo que sonhamos tanto... vem a vida e muda tudo! É preciso muita coragem para lidarmos com essa falta de controle, com a instabilidade inerente à vida.
Ouço sempre as pessoas dizerem que coragem não é a falta do medo, e eu concordo com essa frase. Coragem é a força para enfrentar os nossos medos, e quem nos os tem? Seja de qual natureza for... Acredito que coragem é um ato de fé, é quando eu, mesmo com medo, com receio, dou um passo à frente, acreditando na vida, no meu potencial, nas pessoas e em Deus! Precisamos dela, até para pedir ajuda quando percebemos que nosso medos estão ficando mais fortes e achamos que não vamos conseguir, e como, muitas vezes, é difícil pedir essa ajuda, não é?
Estou aqui escrevendo esse texto, depois de um tempo (muito tempo, aliás) que não escrevo e pensando nas coisas que aconteceram na minha vida esse tempo. E percebo que uma das situações que mais precisamos de coragem é para recomeçar...
Quando olhamos para a nossa vida, que, como diz Guimarães Rosa, embrulhou tudo, e vemos que temos que levantar e começar tudo de novo! Reafirmar nossos valores, ver onde erramos, perceber o aconteceu conosco de fato, perceber também os nosso limites e aprender com tudo isso. Ver o que se vai deixar pra trás, levantar e seguir em frente... Haja coragem e fé para recomeçar, em qualquer âmbito da nossa vida!
Escrevo para recomeçar, escrevo para reafirmar que sempre podemos e temos a força em nós e a fé na vida e em Deus para recomeçar, escrevo para dizer que apesar das dificuldades sempre é possível recomeçar, escrevo para te dizer que não é vergonha nenhuma, e sim um ato de coragem, pedir ajuda quando se sentir sem forças.
Estou de volta, nesse espaço que amo tanto, e que, no embrulhar da vida, deixei de lado... Mas estou aqui recomeçando...
Nenhum comentário:
Postar um comentário